Algas e Bactérias: O Terror das Piscinas
Saiba como evitar algas e bactérias nas piscinas
Você já viu uma piscina com uma espécie de lodo verde em seu fundo? Essas são as algas que se instalam no local, por conta da falta de tratamento de manutenção da piscina. Quem deseja possuir uma piscina deve estar sempre atento a sua manutenção e também saber quais produtos são adequados para realizar essa limpeza de maneira mais eficiente.
As algas são os fatores que mais causam reclamações dos proprietários de piscinas ou dos encarregados de limpá-las. Ao contrário do que muitos pensam, elas não causam doenças, mas fornecem nutrientes que alimentam as bactérias. Além disso, com as algas presentes na água da piscina, o cloro é usado rapidamente para combater seu crescimento.
Esse processo tende a elevar o nível do pH, diminuindo a eficiência do restante do cloro livre da piscina. Ou seja, uma bagunça! E como saber se há algas na sua piscina? Simples! A água começa a esverdear, ficar turva e a apresentar odor indesejável. E o pior é que elas podem resistir ao tratamento, se este for feito de forma inadequada. Se você quiser se livrar das algas e voltar a ver uma água cristalina na sua piscina, fique sempre atento aos níveis de alcalinidade e pH.
Afinal, se eles estiverem acima ou abaixo da média ideal, o seu cloro será consumido rapidamente, o que causará o aparecimento das algas. E se você já mantém essas análises sempre em dia, comece a usar um algicida em sua manutenção semanal para ajudar na prevenção do aparecimento desses seres.
Existem 3 tipos de algas que aparecem nas piscinas
Algas verdes
As algas verdes são as mais comuns e aparecem devido ao tratamento inadequado da piscina. São encontradas nas laterais e no fundo da piscina e deixam a água esverdeada. Uma boa notícia é que são as algas mais fáceis de serem eliminadas. O Dosador de Cloro pode ser um equipamento que ajuda a manter a dosagem certa de cloro no local, evitando assim o aparecimento das algas na sua área de lazer.
Algas amarelas
São algas que geralmente aparecem em locais que não bate sol e ficam presas nas paredes das piscinas. São mais difíceis de serem eliminadas pois são resistentes ao cloro. Faça um tratamento de choque para acabar com elas e deixar a água da sua piscina saudável. Se você ver algo com aspecto de areia na sua piscina, pode ser a alga amarela. Para prevenir mantenha o Ph controlado, a filtração em dia, aspiração e escovação constantes e tratamentos quinzenais.
Algas pretas
Certamente são as algas de piscina mais difíceis de eliminar. Se instalam geralmente nas paredes e são fáceis de identificar. Para removê-las, você deve desinfetar tudo, realizar o balanceamento químico da água, realizar uma escovação e depois uma supercloração. As algas pretas possuem raízes fortes e por isso é tão difícil a sua remoção. É um tratamento de semanas, por isso, a prevenção é a melhor solução para que as algas não se instalem na sua área de lazer.
Prevenção e Manutenção da sua piscina
Manter a qualidade da água da piscina é fundamental em termos de segurança e bem-estar. Contrate uma equipe profissional e capacitada para realizar o tratamento da sua piscina.
Não abandone sua piscina no inverno! Nessa estação é que ocorrem períodos intensos de chuva. As chuvas aumentam o índice de contaminação por algas.
Conheça o serviço de Tratamento de piscina: Melhore a qualidade da água, clicando aqui.
Conheça alguns produtos para combater as algas e bactérias:
Algicida Choque
O Algicida Choque é mais concentrado, indicado para eliminar algas de piscinas infestadas. Pode ser usado no mesmo dia da aplicação do cloro. Evita as manchas esverdeadas nos cabelos e roupas de banho.
Algicida manutenção
Protege a piscina prevenindo o surgimento de algas. Seu uso regular mantém a pureza e a cristalinidade e sua fórmula avançada, que é livre de cobre, evita manchas esverdeadas na piscina e nos cabelos.