Qual piscina construir: concreto armado, fibra de vidro ou vinil?
Ao escolher o tipo de piscina a se construir, são vários os fatores que devem ser levados em consideração.
Desde a área do terreno, até o orçamento podem influir no momento de decidir sobre a melhor opção.
Conheça as características dos três tipos de piscina mais comuns no mercado e saiba qual se adapta melhor ao seu projeto.
Vantagens das piscinas de concreto armado
Além de valorizar e embelezar a sua casa, a piscina de concreto armado tem uma boa relação custo benefício.
Apesar de apresentarem um custo superior, em comparação com os outros tipos de piscina, as de concreto têm grande resistência mecânica, apresentando uma durabilidade de até trinta anos.
Elas também são muito versáteis, podendo ser projetadas em qualquer tamanho ou formato, desde que se tomem alguns cuidados básicos, como a utilização de mão de obra especializada.
Uma outra vantagem deste tipo de piscina é que há uma grande variedade de acabamentos disponíveis para a utilização: desde o tradicional azulejo, até as pastilhas ou pedras.
O importante no momento de decidir o tipo de revestimento que se vai usar é considerar, além da beleza, a higiene. Isso porque alguns materiais propiciam o acumulo de sujeira, fungos e bactérias e dificultam a limpeza.
Outro cuidado importante é avaliar o tipo de terreno onde a piscina será construída. Terrenos menos estáveis podem demandar reforços estruturais, o que aumenta os custos da obra.
Além disso, não se pode esquecer que toda piscina de alvenaria deve receber uma camada de impermeabilização, que pode ser feita em argamassa ou manta asfáltica, por exemplo.
Uma desvantagem é que, por se tratar de uma construção ás vezes mista de concreto e alvenaria, podem eventualmente surgir fissuras ou rachaduras. Para evitar esse tipo de problema, recomenda-se sempre construir um uma empresa especializada no ramo de piscinas.
Vantagens das piscinas de fibra de vidro
As piscinas de fibra de vidro têm menos versatilidade em relação à formas e tamanhos do que as de concreto armado e vinil.
Apesar disso, as piscinas de fibra apresentam importantes vantagens, como o preço e a durabilidade, pois geralmente contam com garantias longas. Por serem pré-fabricadas, elas também são muito rápidas de se instalar.
Sua construção consiste basicamente na retirada da terra do local onde a piscina será posicionada e na construção do piso ao redor dela.
É importante estar atento pois, caso o seu terreno não seja suficientemente estável, pode ser necessária a construção de uma estrutura que lhe dê reforço, o que faz com que os custos da obra aumentem.
Uma vantagem importante é a higiene: por se tratar de superfícies lisas, são fáceis de limpar e não propiciam o acúmulo de sujeira, fungos ou bactérias.
Também são muito resistentes aos vazamentos.
Com o tempo podem apresentar bolhas, desbotamento, desgaste na fibra, porém com os cuidados e a manutenção necessária podem manter suas características por até dez anos.
As desvantagens desse tipo de piscina têm a ver com as limitações na escolha de modelos diferentes e com o transporte da peça até o terreno.
Algo importante a se considerar é que a instalação em locais de difícil acesso pode ser inviável.
Recomenda-se também um cuidado especial ao escolher o fabricante. Uma pesquisa prévia pode ajudar a evitar problemas futuros com alguma instalação irresponsável em terrenos inadequada ou com negligência na hora da manutenção, por exemplo.
Vantagens das piscinas de Vinil
A piscina de vinil geralmente é construída com uma alvenaria simples, essa estrutura serve de molde para o vinil que será colocado.
As principais vantagens de se optar por esse tipo de piscina são que ele dispensa a impermeabilização e o revestimento. Isso porque o vinil é um material impermeabilizante que serve também como acabamento.
Com isso, sua construção é mais rápida e barata do que a de uma piscina de concreto armado revestida com cerâmica, por exemplo.
São uma boa opção do ponto de vista da higiene, pois são fáceis de limpar e dispensam o uso de rejuntes, espaços onde geralmente se acumulam sujeira e fungos nas piscinas de azulejos ou pastilhas.
Outra vantagem é que permitem a construção de piscinas personalizadas em diferentes formas, tamanhos e estampas.
Diversas opções de estampas e cores estão disponíveis no mercado, além da possibilidade de imprimir logos, marcas ou desenhos próprios.
Em relação à durabilidade, as piscinas de vinil requerem alguns cuidados especiais já que este material é mais sensível do que os revestimentos cerâmicos comumente usados nas piscinas de alvenaria.
Segundo especialistas, a maioria dos problemas ocorre devido ao uso indevido de produtos químicos e objetos cortantes dentro da piscina.
No caso das piscinas de vinil, o uso excessivo de cloro, por exemplo, pode fazer com que a tinta se desbote e a superfície do material se resseque. Por isso é fundamental seguir as instruções do fabricante.
Outra desvantagem é que as piscinas de vinil têm que ser enchidas rapidamente para evitar rugas. Para isso, é recomendado o uso de caminhões pipa. Por isso também não é aconselhável esvaziar a piscina sem antes consultar um profissional especializado.
O esvaziamento inadequado pode causar danos ao vinil e à estrutura de alvenaria, como rachaduras e trincas.
Os prazos de garantia deste tipo de piscina são em geral menores que os das anteriores, porém, com os cuidados e a manutenção necessárias, ela pode durar até cinco anos.